A chover outra vez… Como entretemos os miúdos?!

Artigo escrito para a B de Brincar por Oficina de Psicologia


Aos poucos vão-se instalando os dias cinzentos, de chuva e frio, que nos convidam a ficar em casa. Se antes os fins-de-semana eram ocupados com longos dias de praia e passeios ao ar livre agora há que encontrar programas, dentro ou fora de casa, que distraiam a família. Ah, e que não sejam sempre a mantinha, o filme e os scones no sofá! Há muitas actividades que ajudam os pais e os filhos a conhecerem-se melhor, que promovem a relação entre todos através da partilha de experiências, que dependem de criatividade e de dedicação.

Deixamos-lhe então 10 sugestões para que possa entreter e entreter-se com os miúdos neste Outono e Inverno:

  • Reserve uma tarde para ver álbuns e fotografias antigas, contando histórias e relembrando momentos. Será uma forma interessante de lhes dar a conhecer episódios engraçados despertando emoções positivas. Poderá até ser uma boa oportunidade para substituir algumas molduras que têm expostas!
  • Os puzzles e jogos de tabuleiro envolvem toda a família e criam espírito de equipa e de cooperação entre todos. Encontre os preferidos dos seus filhos e divirtam-se!
  • Sessões de leitura! Poderão ler os pais e os filhos se conseguirem. Mesmo que ainda estejam a aprender… São óptimos momentos para lhes dar atenção e para os ajudar e corrigir. É importante que eles se sintam apoiados e incentivados a aperfeiçoar-se.
  • Trabalhos manuais: Reciclem juntos materiais que já não são utilizados tais como caixas de sapatos e construam com eles novos brinquedos. Elas vão adorar uma nova casa para as bonecas e eles uma garagem para os carros e será uma forma de os ensinar a reutilizar.
  • Convide um amigo dos seus filhos para passar o dia com todos. Estará a dar ao seu filho oportunidade para mostrar quem é importante na vida dele.
  • Alimentem a cultura! Visitem palácios, museus e exposições que sejam do interesse de toda a família e que permitam aprofundar e despertar conhecimentos. Poderão depois conversar e trocar impressões sobre o que mais gostaram.
  • Desfrutem juntos dos talentos de cada um! A arte permite-nos expressar muitas emoções! Se há jeito para pintar, cantar, desenhar, tocar um instrumento, entre tantos outros... Então por que não partilhá-lo entre todos numa tarde em casa?
  • Entre mães e filhas poderá organizar-se uma sessão de beleza com direito a experimentar os produtos da mãe. Mime a sua filha e deixe-a sentir-se mais crescida durante um dia! É uma óptima forma de promover a relação entre ambas e torná-la mais cúmplice.
  • Mudanças dentro de casa! Todas as crianças gostam de novidade e às vezes esta poderá passar apenas por uma ligeira alteração da disposição dos móveis ou da decoração. Peça ajuda às crianças e experimentem arrumar o quarto ou a sala de outra forma.
  • E quando a chuva nos abre o apetite? Leve os seus filhos para a cozinha e preparem um lanche que todos gostem. Ensine-lhes algumas dicas e distribuam tarefas! Depois podem convidar os avós ou primos para experimentar e apreciar o trabalho de equipa!

Venham de lá os fins-de-semana chuvosos!

Por Mariana Santos Paiva
Psicóloga Clínica - Oficina de Psicologia